quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Espanador.

Todos ouvimos falar em espanadores. Dizem que quando ocorrem significa que o casal trará bons filhotes, que os irmãos serão fora de série.
Meu objetivo com esta postagem é utilizar do artifício dos blogs, que virou uma moda ferramental poderosa entre os piriquiteiros, para documentar e trocar conhecimentos sobre estes pássaros que aparecem todos os anos em nossa criação.
No ano passado, acasalei uma filhota verde claro (4ª entre as adultas no ABCP 2010) com um macho verde cinza que o Renato me mandou em 2007. Este casal deu em 2009 6 filhotes, sendo 1 fêmea verde claro (2ª filhota ABCP 2010 e em minha opinião a melhor fêmea do criadouro), 1 macho verde cinza (bom pássaro, mas nada fora de série), 1 fêmea verde cinza (2010) fora de série e 3 fêmeas opalinas. Até aqui nada de anormal se as 3 opalinas não fossem espanadores. Então em 2009, este casal deu 6 filhotes, sendo que as 3 opalinas saíram espanadores, morreram com menos de 40 dias.
Devido ao fato do casal ter me dado a melhor filhota ano passado, repeti o mesmo este ano. Na primeira ninhada, 5 filhotes e o que chamou atenção foi que 3 foram opalinas e as 3 foram espanadores, apenas 1 ainda vive.
Por mais cartezianos que possamos ser, estamos com um universo de 11 filhotes em que 6 foram opalinas e todas elas e somente elas foram espanadores. Coincidênica? Não sei, mas espero que os filhotes da segunda rodada não sejam opalinos...
Separarei o casal opós a postura da segunda rodada, vou tentá-los com outros pássaros.
Alguém passou por experência semelhante com espanadores?
A filhota que está viva parece um papagaio, 2 vezes maior que os irmãos de ninho, agente sempre fica na esperança que não seja espanador, mas é opalina e as penas das estremidades já começaram a se destacar...
Depois coloco umas fotos aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário