quarta-feira, 6 de abril de 2011

História da nossa criação e o Cintilante cinza.

Cintilante verde claro, 1 dos 4 irmãos que deixei com o Sarmento em 2004.
Quando comecei a criar periquitos em 2001, minhas opções de compra de matrizes eram dois colegas criadores da ABCP, o Dieter e o Edson. Nesta época eu morava em Salvador. Nos dois primeiros anos, existiam muitas dificuldades. Eu ainda era estudante, a limitação financeira e principalmente a falta de local para criar dificultavam muito as coisas. Para se ter noção, criava num banheiro com 2 gaiolas de criação e nada de filhotes, depois numa área de serviço onde tirei uma dúzia de filhotes com 4 gaiolas de criação. Em 2003 e inicio de 2004, já formado e empregado, minha criação tinha 12 gaiolas de reprodução. Cheguei a tirar 70 pássaros nestes dois anos criando num quarto de dependência do apartamento alugado onde nós moravamos (me casei em 2003). Em meados de 2003, numa das minhas visitas à casa do Edson, comprei uma fêmea 2001 com anel do Dieter. Uma cintilante opalina verde claro. Neste mesmo ano, o Sarmento tinha que parar de criar e nos chamou para levar (levar mesmo, o Sarmento nunca me vendeu 1 pássaro) alguns pássaros dele. Nesta ocasião, levei para minha casa um verde claro 01 também anel do Dieter que o Sarmento tinha comprado numa loja. Este verde claro e a cintilante que comprei no Edson me deram 4 filhotes que serão citados mais tarde. Meados de 2004, tive que me desfazer de todo meu plantel. Iria morar 1 ano num hotel no Rio de janeiro. Parte do meu plantel foi parar na casa de 4 amigos do clube: O Dieter, o André, ó Cláudio e o Sarmento. Os 4 filhotes que falei acima foram para a casa do Sarmento. Inicio de 2005, ainda morando no Rio, fui à casa do Sarmento numa das minhas viagens à Salvador e vi os pássaros que deixei com ele. Fiquei muito impressionado com estes pássaros e também com seus filhotes. Neste dia, vi o cintilante verde cinza AB10 19/05 com cerca de 25 dias no ninho, filho da única fêmea dos 4 filhotes que deixei na casa dele. Dois irmãos, o cintilante verde cinza e um verde cinza. Final de 2005, fui morar em Aracaju, onde retomei a criação com 12 gaiolas. Os pássaros que deixei na casa dos meus amigos retornaram para nossa criação (boa parte deles).

Inicio de 2006, realizei o sonho de construir meu aviário e comecei a criar periquitos para valer.

Tirando cerca de 150 filhotes por ano, comecei a desenvolver minha criação, notando que meus melhores resultados vinham sempre daqueles 4 filhotes que deixei em 2004 na casa do Sarmento. 2 deles inclusive criaram comigo aqui em Aracaju. Estes pássaros eram impressionantes. Antes de se falar em pássaros Lutolf ou cabeça "moderna" aqui no Brasil estes bichos já possuíam a tal cabeça muito moderna.

Em 2007, comprei 2 casais descendentes do Luetolf que o Renato importou. Deste ano em diante, venho mesclando estas duas linhas dentro do meu plantel e vendo ano após ano a melhoria dos bichos.

O cintilante verde cinza 2005 ainda cria, está acasalado com ovos cheios sem inseminação artificial.

Postarei algumas filhotas em seguida e destacarei as filhas deste pássaro.

90 % do meu plantel descende destes 4 pássaros que deixem com o Sarmento juntamente com 1 dos casais que o Renato mandou em 2007 (o outro casal não me deu nada de destaque).



Verde cinza, pai do best in show ABCP 2010, criou 2 anos em minha casa e quando voltou para a casa do Sarmento tirou um best in show!!! morreu em 2009...


Cintilante cinza AB10 19/05 fotografado ontem à noite na gaiola de criação, ovos cheios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário