quarta-feira, 27 de abril de 2011

Kill Red

Final do ano passado, passei por um problema aqui no criadouro que me deixou bastante desanimado. Cerca de 40% dos filhotes que estavam saindo dos ninhos estavam perdendo suas penas, alguns casos reversíveis, outros não. A chamada muda francesa ou asinha.
Final de dezembro e inicio de janeiro separei todos os casais e busquei na net e com amigos informações de como eliminar o problema.
As soluções eram variadas, a maior parte delas indicavam a necessidade de descanso nos pássaros. Como descanso se alguns estavam criando pela primeira vez? Resolvi limpar gaiolas, puleiros, ninhos, paredes, etc.
Então um amigo, o Ricardo de Cuiabá, me informou a existência do Kill Red, veneno em geral.
Outro amigo, o Cláudio, italiano que agora anda falando "oxente" em Salvador, me falou também do mesmo veneno.
Pesquisei na net e resolvi aplicar o Kill Red.
Usei nos ninhos, nas gaiolas, nas paredes, nos pássaros, usei em tudo dentro do criadouro.
De imediato, eliminei com todos os parazitas visíveis dentro do viveiro. Formigas, aranhas, tudo desapareceu.
Deixei de usar bolfo para eliminar piolhos nos ninhos. Suspendi o uso do ivomec.
Os resultados foram os melhores possíveis. Acabei com todos os parazitas visíveis no criadouro.
Acasalei os pássaros final de janeiro para fazer um teste. Estou separando os casais agora para organizar os bichos que vou expôr em junho. Sairam mais de 30 filhotes dos ninhos de janeiro para cá sem 1 caso de muda francesa. Thank Kill Red.

8 comentários:

  1. Oi Reinaldo, vc ainda não me conhece pessoalmente, mas com certeza vamos nos conhecer, espero que em breve.
    Esse artigo que vc. postou sobre o Kill Red, é deveras importante, mas, eu eliminei esse problema no aviário de outra maneira - Acredito menos agresiva - usando um remédio a base de iodo, o Iodocal que é fabricado pelo laboratório
    Canto Lindo, deve ser esse o nome, que não só eliminou esse problema como tbm melhorou a saúde dêles e tbm a fertilidade, que tbm andava em baixa no meus pássaros.
    Aproveito ensejo para lhe agradecer a acolhida do meu blog.
    Um grande abraço do amigo.

    ResponderExcluir
  2. Caro reinaldo,
    Parabéns pelos passaros. Com relação ao Kill Red onde adquiro. Abraço

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    Obrigado.
    Compro o kill red aqui numa loja pet em Aracaju.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia meu amigo vc tem o imail dessa loja ou endereço.

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Amigo, sou de
    Salvador e gostaria de saber qual contato do lugar onde vc adquiriu o kill red ai em Aracaju para ver se eles enviam para mim, pois aqui não estou encontrando.

    ResponderExcluir
  6. Caros,

    O Kill Red é proibido no Brasil, por isso é dificil de achar. Não tenho certeza do motivo da proibição, mas parece que é porque é cancerígeno.

    Reynaldo, sobre ter suspendido o ivomec, a ivemectina tem ação nos ácaros que atacam a traquéia, sacos aéreos, pulmões e demais partes internas do pássaro, enquanto o Kill Red é mais adequado pra aos piolhos comedores de pena e demais invertebrados que estejam parasitando o animal externamente.
    Vejam a seguite página pra mais detalhes
    http://sobrecanarios.blogspot.com/2012/03/acaros-piolhos-e-o-uso-da-ivermectina.html

    ResponderExcluir
  7. e como se dilui o kill red para pulverizar nas aves?

    ResponderExcluir